revolução urbana
1º passo: o empreendedor
2º passo: como encontrar, desenvolver e protejer uma ideia.
3º passo: A envolvente legal, económia e social.
4º passo: Um primeiro balanço
5º passo: Envolvente externa e estudo de mercado
6º passo: A política comercial
7º passo: Os meios financeiros, materias e humanos
8º passo: Contabilidade e planeamento financeiro
9º passo: O plano de negócios
10º passo: Constituição legal da empresa
1º passo: Empreendedor
A criação de uma empresa esta sujeita a várias condicionantes, internas e externas, e pode determinar ou pelo menos influênciar decisivamente o resultado de uma iniciativa empresarial.
Com o efeito, a transformação de uma boa ideia de negócio numa empresa com perspectiva de sucesso ( sucesso que se pode traduzir, quer pela permanência em activadade, quer pela taxa de crescimento) depende, numa primeira aproximação da capacidade empresarial revelada pelo seu promotor.
Por outro lado uma ideia so conduzirá uma empresa bem-sucedida se corresponder a uma oportunidade de mercado ou seja se for capaz de dar uma resposta a uma necessidade ainda nâo satisfeita ou de responder em melhores condiçôes a necessidade para as quais já existem oferta de produtos ou de serviços.
Neste contesto, poder-se-á a firma que a taxa de sucesso de uma iniciativa de criaçâo de empresa depende das caracteristica de cada elemento de per si, mais tambem, da relação que venha a existir entre os elementos que constituem o trinómios fundamental da criação de uma empresa: o ‘’ homem’’, a ‘’ideia’’ e o ‘’mercado’’.
O desafiou da criação de uma empresa
Numa pequena empresa, o empresário ocupa uma posição fulcral, sendo as caractéristica do emprendimento determinada, em larga escalas, pelo seu carisma e a suas qualidades pessoal.
Ouve-se dizer, frequêmente, que a qualidade de empresário nasce com as pessoas. Esta a firmação é, num entanto, só