revolução russa
“R.R.”
Revolução Russa
Aluno: Giovani codecoSerie: 8ªv02
Profº : ( E.M.K.D.) Emilio Miguel Khede Duarte
Introdução
Ao decorrer desse trabalho falarei sobre a revolução Russa e seus conflitos, tratados, revoluções políticas.
A Rússia na Primeira Guerra Mundial
A Revolução Russa já estava anunciada desde 1905 o regime czarista estava minado por várias forças contrárias: a oposição política da nobreza liberal e da burguesia, as manifestações de operários e camponeses, o crescimento dos partidos socialistas e a insatisfação das minorias nacionais submetidas ao Império Russo e obrigadas a adotar a religião, a cultura e a língua russa, em detrimento das suas. A Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial despreparada para uma guerra moderna de longa duração e verdade que seu exército possuía o maior contingente de toda a Europa, mas o comando era ineficiente, não havia apoio logístico, faltavam armas e as táticas de guerra eram ultrapassadas.
As ferrovias eram insuficientes para a grande extensão do império, tornando difícil o abastecimento das tropas no front; as estradas de rodagem também eram péssimas e insuficientes e quase sempre cobertas pela neve ou pela lama, e a indústria não tinha condições de atender às necessidades de mobilização. Havia ainda problemas políticos e sociais. O czar e a czarina eram místicos, mentalmente desequilibrados e sempre atendiam às indicações militares e políticas de videntes incompetentes e estelionatários. A alta nobreza era irresponsável, acatando, sem questionar, qualquer decisão mais esdrúxula do czar.
A burocracia civil era incompetente e incapaz de fazer o país funcionar. As tributações eram um fardo pesado para os mais pobres, gerando fome, greves e levantes constantes nas cidades e nos campos. Existia também muita inquietação nas outras nacionalidades dominadas pelos russos. Todos esses focos de tensão obrigavam uma grande parte do exército russo a atuar como policiais,