Revolução russa (perguntas)
R=No final do século XIX e início do XX a Rússia passava por graves problemas sociais e ainda sofria reflexos da guerra contra o Japão ( 1904-1905) e 1ª Guerra mundial iniciada em 1914, as quais renderam pesadas percas materiais e humanas. Todos estes fatores contribuíram para a insatisfação do povo russo em meados da década de 10.
Neste quadro várias forças políticas se manifestaram, entre elas destacavam-se a dos socialistas marxistas , divididos em dois grupos: os bolcheviques ( maioria) chefiados por Lenin e os mencheviques que juntas se opunham ao governo do czar Nicolau II lutando por reformas sociais e econômicas. Em março de 1917, o czar abdicou. Em outubro do mesmo ano liderados por Lenin, a Rússia adotou o regime socialista de economia planificada e centralizada, sendo o governo liderado pelo partido bolchevique posteriormente transformado em Partido Comunista da União Soviética ( PCUS).
2)Em 1905, o czarismo enfrentou greves e manifestações contra o regime. O que havia de revolucionário nesses acontecimentos? R= O movimento foi conhecido como “prévia” para a revolução de outubro de 1917. O movimento aconteceu com uma passeata de trabalhadores até o Palácio Imperial em São Petsburgo em 9 de janeiro de 1905. O povo achava que seu czar Nicolau Romanov não tinha total conhecimento do sofrimento que seu povo passava, então iriam “informá-lo” e certamente ele faria alguma coisa para o bem de seu povo. Mas não foi o que aconteceu. O czar mandou abrir fogo contra os manifestantes desarmados e estes morreram. O massacre ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.
3)Que fatos e causas intensificaram o descontentamento popular, levando à eclosão da Revolução? R= A Rússia incentivou os francês e ingleses a entrarem na Primeira Guerra, porém, não tinha nenhuma condição de encarar uma guerra como essa. A guerra acabou agravando ainda mais a economia do país. O poder de