Revolução Russa
PDF Imprimir E-mail
Escrito por História Agora Sex, 26 de Outubro de 2007 22:42 O Professor Titular de História Contemporânea, Daniel Aarão Reis Filho, nos concedeu gentilmente essa entrevista por e-mail. As respostas foram mantidas sem cortes com o intuito de preservar a originalidade e espontaneidade, mesmo sabendo das dificuldades deste tipo de entrevista. Especialista no assunto, escreveu dentre outros livros: o Século XX – O tempo das Certezas (Civilização Brasileira), A Revolução Russa – 1917-1921 (Brasiliense), Aventura Socialista (Atual Editora), Revoluções Russas e o Socialismo Soviético (Unesp), Uma Revolução Perdida (Perseu Abramo), além de organizador da coletânea História do Marxismo no Brasil (Unicamp). Revista História Agora- Há 90 anos atrás a Revolução Russa liderada pelos Bolcheviques triunfou e derrubou o então regime do Czar. A memória da Revolução já permeou de diferentes maneiras distintos períodos e correntes políticas ou acadêmicas. Em recente pesquisa, 54% da população russa respondeu considerar que o ex-comandante Joseph Stalin teve um papel positivo a frente do país. Como o professor analisa esse resultado?
Daniel Aarão Reis - Para começar, um esclarecimento: a revolução foi liderada pelos bolcheviques nas cidades, mas ela não teria êxito sem a participação ativa dos mujiks. É isto que impede que a revolução possa ser nomeada como “revolução bolchevique”, e desta designação derivaram não poucos equívocos.
O prestígio ainda vivo de J. Stalin, evidenciado na pesquisa, decorre de que ele se associa a tempos em que a URSS tornou-se uma grande potência, e isto contribuiu para reforçar as tendências nacionalistas russas, tradicionalmente muito consideráveis. Para além disso, e apesar dos enormes sacrifícios, das injustiças e dos crimes cometidos, a sociedade adquiriu níveis crescentes de bem estar. Não se esqueça ainda algo triste, mas verdadeiro: as sociedades não raro amam os