Dez principios da economia
LEITURA OBRIGATÓRIA
Capítulo 1
Mankiw, N. Gregory – Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia, 2ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 2001
\\COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES \\
Princípio 1 – Pessoas enfrentam Tradeoffs
Define uma situação em que há conflito de escolha. Ele se caracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de um problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha.
A primeira das lições acerca da tomada de decisões se resume no dito popular de que “Nada é de graça”. Para obter uma coisa que desejamos, em geral temos que abrir mão de outra coisa da qual gostamos. Tomar decisões exige comparar um objetivo com outro.
Tempo: Por que estudar?
Desejo: Por que estudar isso e não aquilo?
Renda Como gastar a renda familiar?
Governo: Como usar os recursos disponíveis?
Eficiência: propriedade que uma sociedade tem de receber o máximo possível pelo uso de seus recursos escassos.
Equidade: justa distribuição da prosperidade econômica entre os membros da sociedade.
Princípio 2 – O custo de alguma coisa é o que você desiste para obtê-la
A tomada de decisões exige a comparação de custos e benefícios dos vários cursos de ação. Em muitos casos, contudo, o custo de alguma ação não é tão óbvio como poderia aparecer à primeira vista.
Fazer uma faculdade: despesas com mensalidades, livros, moradia e alimentação. No entanto estes são custos comuns. E o tempo, por exemplo? Para estudar você abre mão de se dedicar mais ao emprego e pode estar perdendo uma promoção. Não estudando você não adquire conhecimentos científicos e pode perder a oportunidade de ocupar um alto posto na empresa.
Custo de oportunidade: é aquilo que se abre mão para se obter alguma coisa.
Princípio 3 – Pessoas racionais pensam na margem
As decisões que tomamos na vida raramente são em branco e preto, em geral têm tons cinzas. Quando as provas se aproximam, sua decisão não é entre jogá-las para o alto ou estudar