Revolução mexicana e zapatismo
Ribeirão - PE
01 - Novembro - 2001
Introdução
Neste trabalho, iremos falar sobre a Revolução Mexicana e Zapatismo, que foi um grupo revolucionário armado, surgiu entre os camponeses tendo como inspiração o antigo exército de Emiliano Zaparta, ele fundou o exército revolucionário do sul, que visava proteger os direitos do cidadãos menos favorecidos. Montados a cavalo, esbeltos, com sombreiro na cabeça, muito sangue nos olhos, fardos bigodes sensuais, e cinturões de bala cruzando seus pelos cabeludos, esses camponeses eram capazes de lutar até a última gota de sangue em favor dos direitos de sua classe social.
04
Conclusão
Neste trabalho, concluímos que depois deste acontecimento aprofundaram-se as diferenças entre as fações que haviam lutado contra Huerta, o que desencadeou novos conflitos. Carranza, chefe da Revolução de acordo com o Plano de Guadalupe, convocou todas as forças à Convenção de Aguascalientes para nomearem um líder único. Nessa reunião Eulalio Gutiérrez foi designado presidente do país, mas as hostilidades reiniciaram-se quando Carranza rejeitou o acordo. Depois de derrotarem a Convenção, os constitucionalistas puderam iniciar os trabalhos de redação de uma nova constituição e conduzir Carranza à presidência em1917. A luta entre fações estava longe de terminar. Durante o reajustamento das forças foram assassinados os principais chefes revolucionários: Zapata em 1919, Carranza em 1920, Villa em 1923 e Obregón em 1928.
07
Revolução Mexicana e Zapatismo
Trabalho apresentado à disciplina História, da Profª Jelaile Jota; para obtenção de nota relativa ao 4º bimestre/ 1º ano “F”, do Ensino Médio.
Por: