Revolução Mexicana
Frida Khalo
O que foi a revolução mexicana de 1910? A revolução mexicana ocorreu durante a ditadura de Porfílio Diaz. Nos anos entre 1876 e 1911 o poder era concentrado na mãos de poucos e somente a elite tinha terras. Ele queria que a população pensasse que seu governo era democrático, assim ele fazia eleições periodicamente, mas para prosseguir no poder, essas eleições eram manipuladas. Em 1910, Porfílio Diaz foi novamente “eleito”, porém, Francisco Madero (seu concorrente político) e os camponeses insatisfeitos, começaram a comandar movimentos populares e rebeliões. Em 1911, Madero conseguiu tirar o ditador do governo e assumiu o poder, com a promessa de realizar a reforma agraria e social no país, dando fim à exclusão social.
Assim, os camponeses, liderados por Emiliano Zapata e Pancho Villa, já se mobilizavam para a reforma agrária, porém Madero não cumpriu suas promessas, e assim estes se viraram contra ele e contra seu governo. Essa rebelião piorou quando Madero foi assassinado pelo general Huerda, e seu cargo ocupado pelo mesmo, que tentou aplicar novamente uma ditadura, sem sucesso, pois Zapata e Pancho, liderando os camponeses enfurecidos, conseguiram tirá-lo do poder, em 1914. Mesmo com tendo conseguido tirar o general do poder, a luta dos camponeses ainda não havia acabado. Em 1917, deu-se início ao governo de Carranza, que também não os agradou. Porém, a revolução acabou por terminar sem nenhuma transformação, já que Carranza derrotou os líderes dela. A mesma teve fim com a morte de seus líderes, Emilio Zapata e Pancho Villa. Carranza foi morto pelas tropas do governo, logo depois de derrota-los.
Biografia de Emiliano Zapata e sua relevância: Emilio Zapata, nascido em 1879, era um camponês mestiço, mexicano, que costumava treinar cavalos, mas tinha o sonho de promover a reforma agrária, distribuindo terras entre os camponeses e a população carente. Ele foi preso, por realizar um manifesto contra o