TCC Mitologia Grega
São Paulo
2013
Dedicatória
Dedicamos esse trabalho, primeiramente, aos nossos pais e família; aos nossos amigos e, não menos importante, ao nosso professor de informática que nos deu a honra e oportunidade de fazer esse trabalhoso, porém, prazeroso trabalho de conclusão de curso.
Introdução
Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.
Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias está atada a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.
O termo é frequentemente associado às descrições de religiões fundadas por sociedade antigas como mitologia romana, mitologia grega, mitologia egípcia e mitologia nórdica, que foram quase extintas. No entanto, é importante ter em mente que enquanto alguns veem os panteões nórdicos e célticos como meras fábulas outros os têm como religião (ver Neopaganismo).
Pessoas de muitas religiões tomam como ofensa a caracterização de sua fé como um conjunto de mitos, pois isso é afirmar que a religião em si é uma mentira. Mesmo assim, muitas pessoas concordam que cada religião tem um grupo de mitos os quais se desenvolveram somados às escrituras.
(Créditos colocados ao final do trabalho)
1. Começo da Mitologia Grega
A Mitologia Grega não começou com os deuses como muitos pensam, ela possui muitos mitos antes de chegarmos à época de Zeus.
A cultura mitológica começa com o Caos, que foi considerado por Hesíodo como a primeira divindade a surgir no universo.
Érebo (Escuridão) Nix (Noite) Eros (Amor) Tártaro (Mundo