Revolução Mexicana
Ruth Mendes de Matos
Susane Carvalho1
Carlos Eduardo Penha Everton2
RESUMO
Este presente trabalho, visa explanar de forma clara, uma das muitas revoluções ocorridas na América Latina no século XX: A Revolução Mexicana. Visando ainda, esclarecer as causas e consequências desta revolução.
Palavras – chaves: Revolução Mexicana, América Latina, século XX.
ABSTRACTO
El presente estudio tiene como objetivo explicar claramente, una de las muchas revoluciones en América Latina en el siglo XX: la Revolución Mexicana. Con el objetivo de aclarar las causas y las consecuencias de esta revolución.
Palabras - clave: la revolución mexicana, América Latina, siglo XX.
INTRODUÇÃO
A história dos países latinos – americanos, no século XX, registra a presença constante, repetidamente decisiva, de movimentos sociais camponeses, movimentos esses que expressam a revolução que ocorre no campo, acompanhando o desenvolvimento extensivo e intensivo do capitalismo no mundo rural.
Esses movimentos sociais camponeses foi o motivador das principais revoluções latinos – americanas, ocorridas no século XX entre elas a Revolução mexicana, a qual daremos mais ênfase no decorrer deste trabalho.
Portanto, para se compreender o que foi a Revolução Mexicana, é fundamental conhecermos antes as principais peculiaridades do México no final do século XIX, destacando seu contexto interno e sua ligação das singularidades mexicanas com o estágio desenvolvimentista do capitalismo naquele período.
Em 1876 a 1911, o México encontrava-se em plena ditadura militar de Porfírio Dias, enfrentando problemas como: contradições econômicas, sociais e políticas essenciais aquele momento. O governo de Porfírio, naquele momento, estava inserido em um contexto no qual se iniciava um processo continuo de formação do chamado Estado – Nação mexicano.
Influenciada pela ideologia liberal, a elite branca daquele país, que consistia nos descendentes dos colonizadores espanhóis,