HISTORIA GERAL
Historia Geral
Nome: Blanka Barbosa
Turma: 201
Professor: Renato Cunha
Data: 15/06/2012 Revolução mexicana
Ficou conhecido como revolução mexicana o movimento armado, social e cultural que começou no México em 1910, devido à ditadura imposta por Porfírio Diaz e desencadeou em uma nova constituição sete anos depois. Esse movimento teve grande influência nos operários, agrários e anarquistas. Porque a constituição de 1917 foi a primeira a reconhecer direitos do trabalhador.
Zapatismo Hoje
O zapatismo é hoje uma forma que os povos têm de lutar pelos seus direitos.
Esta forma de domínio que o estado quer exercer para desapossar os povos indígenas do sul de México (do Estado de Chiapas, em particular) das suas terras e começar uma exploração total dos recursos daquelas regiões.
Enquanto os zapatistas estiverem na região será bem mais difícil do estado mexer naquelas terras. E assim ficarem paralisados os tipos de projetos previstos para aquele lugar.
Mas o zapatismo tem uma possibilidade de ação maior na sociedade mexicana de hoje, sociedade que se quer disposta a reconhecer a identidade cultural e social de brancos, mestiços e índios: trata-se da defesa dos direitos e da auto-organização de classe dos explorados mexicanos.
O zapatismo não quer a conquista do poder ou - melhor dito - do domínio político. Deseja, porém abrir um espaço de luta política onde o povo cidadão (...) possa desenvolver uma participação política real, opinar e decidir qual o sistema social e o sistema político (...) que queira.
Minha opinião
Ao mesmo tempo em que os zapatistas visam proteger os indígenas, não fazem com que eles se adaptem a novas formas de vida. Com isso ficam presos a uma cultura que está em minoria em relação aos interesses econômicos do México. Fazendo com que cada vem mais não consiga haver uma harmonia entre ambos. Vejo que seria possível uma convivência entre ambos se cada um cedesse um pouco, e enxergasse novos pontos