Revolução Industrial
O grande processo de mecanização industrial começou no século XVIII, com a chamada Revolução Industrial. Já existiam alguns tipos de máquinas neste período, mas entre o fim do século XVIII e o começo do XIX, elas estabeleceram-se com força na sociedade em geral, mudando a vida nas comunidades.
O uso de máquinas impactou a produção, a economia e as vidas sociais e pessoais... O que antes era uma vida rural e agrícola virou uma vida urbana e industrial.
No mundo ocidental, houve um movimento histórico geral que criou condições para o desenvolvimento da Revolução. Durante a Idade Moderna, aconteceram vários fatos na Europa Ocidental que apontavam nessa direção. Na Inglaterra, a partir do século XVII, houve uma convergência de muitos desses fatores, que possibilitou o começo da industrialização neste território.
AS MÁQUINAS E O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
As máquinas são criadas para imitar movimentos humanos. Com mecanismos, empregam a força da natureza pra criar e manter movimentos.
O vapor foi a grande fonte de energia que provocou mudanças nas máquinas, substituindo as energias humana, animal e aquática. O motor a vapor revolucionou o funcionamento das máquinas e aparelhos.
Grande parte dos inventos mecânicos, relacionavam-se ao setor têxtil, pelo fato de o mercado do consumo de tecidos industrializados de algodão estar em crescimento favorável e de uma fonte abundante e barata de matéria-prima nas colônias do sul dos EUA.
No século XVIII, as invenções no setor da fiação aumentaram muito. Algumas delas foram: lançadeira mecânica, máquina de fiar, tear hidráulico, nova máquina de fiar a vapor, entre outras...
Após o grande sucesso no setor têxtil, outros campos da economia começaram a criar máquinas para aumentar a produção e o lucro.