revolução industrial
Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Os fatores que levaram a Revolução Industrial foram diversos, entre eles: possuir uma rica burguesia, fato do país possuir a mais importante zona livre comercial da Europa, êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultra marítimos.
Muitos empresários ambicionavam lucrar mais, com isso seus operários eram explorados e forçados a trabalhar até 15 horas em troca de uma salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.
A Revolução Industrial teve três grandes fases:
A Primeira etapa da Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
A Segunda Etapa da Revolução Industrial
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis