Revolução Industrial
Entender as fases da Revolução Industrial e seu impacto no mundo.
INTRODUÇÃO
A revolução industrial foi um grande marco para a história para o Reino Unido e para todo o mundo, já que após esse acontecimento todo o sistema de mão de obra, quanto trabalho e socialização do mundo mudou. No século XVIII a Revolução Industrial estava apenas no Reino Unido, mas a partir do século XIX já se espalhava por todo o mundo. Com o avanço do poder e força das máquinas, elas foram tomando cada vez mais o lugar do homem nas grandes indústrias e empresas. A revolução Industrial foi um acontecimento revolucionário que tirou os homens dos trabalhos industriais e passou a utilizar máquinas, o que permite hoje que os processos de fabricação, por exemplo, sejam mais rápidos e práticos. Além de tudo, os donos de indústrias passaram a gastar menos com funcionários e ter resultados mais rápidos com as máquinas.
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Durante a segunda metade do século XVIII na Inglaterra, uma série de transformações no processo de produção de mercadorias deram origem ao que se convencionou chamar por primeira Revolução Industrial.
Antes desse processo eram as oficinas artesanais que produziam grande parte das mercadorias consumidas na Europa. Nestas oficinas, também chamadas de manufaturas, o artesão controlava todo o processo de produção. Era ele quem estabelecia, por exemplo, sua jornada de trabalho. Também não existia uma profunda divisão do trabalho (cada um fazendo uma parte do produto). Frequentemente nas oficinas um grupo de dois ou três artesãos se dedicava à produção de uma mercadoria de seu princípio ao seu fim, ou seja, fazia a mercadoria como na sua totalidade, sem divisão do trabalho.
Com a Revolução Industrial isso se alterou, os artesão perderam sua autonomia. Com a chegada de novas tecnologias e novas máquinas apareceram as fábricas, nas quais todas as modernas máquinas tornaram-se propriedade de um capitalista (burguês). A