Revolução Industrial
Reactivar
Curso de formação base nível Secundário
Turma 1
STC 1 – Equipamentos e Sistemas Técnicos
Contexto Domestico
Formando: Luis Pereira
Formadora: Cecília Dutra
Revolução Industrial
A Revolução Industrial teve início em meados do século XVIII em Inglaterra, expandindo-se pelo Mundo a partir do século XIX e consistiu em algumas mudanças tecnológicas no setor produtivo.
Durante e depois da Revolução Industrial, foram muitas as invenções de maquinas para suplantar o trabalho humano e aumentar o volume de produção das grandes fabricas.
A primeira grande invenção foi o motor a vapor em 1698, a partir desse momento o volume de produção aumentou drasticamente, a produção de bens deixou de ser artesanal e a procura da mão-de-obra humana reduziu acentuadamente no processo de produção.
Com esta grande Revolução a maneira de viver das populações dos países que se industrializaram tinha mudado, os camponeses e artesãos eram atraídos para as grandes cidades, onde surgiam novas máquinas de produção que facilitavam muito a produção de novos produtos, que originou novas modas e novos gostos pela perfeição que estas novas máquinas davam na produção de alguns bens materiais.
No Séc. XX a invenção de novas tecnologias surpreendeu em todos os sentidos e gostos. A invenção que marcou mais e teve mais impacto no mundo foi: a Televisão e ainda hoje é um bem indispensável para toda a humanidade em todos os sentidos, principalmente na Comunicação Social em todo o mundo através de imagens.
No início do séc. XIX, já havia uma preocupação científica em tentar construir algo que transmitisse imagens a lugares distantes.
Em 1842, Alexander Bain conseguiu transmitir uma imagem impressa via telégrafo, o que ficou conhecido como uma espécie de pai do Fax. Nesta altura o telégrafo era a única forma de comunicação à distância entre países, sem terem que esperar vários dias pela receção das cartas.
Em 1920,