revolução industrial
1-Revolução do Carvão e do Ferro
Provocou profundas e rápidas mudanças pela ordem econômica, política e social;
1ª Fase: mecanização da indústria e da agricultura;
2ª Fase: aplicação da força motriz `indústria;
3ª Fase: desenvolvimento do sistema fabril;
4ª Fase: desenvolvimento de transporte e comunicação.
2-Revolução do Aço e da Eletricidade
Substituição do ferro pelo aço e do vapor pela eletricidade e derivados do petróleo;
Desenvolvimento de máquinas automáticas e da especialização do trabalhador.
Crescente domínio da indústria pela ciência.
Transformações radicais nos transportes e nas comunicações ( melhoria da vias férreas, surgimento do automóvel)
Desenvolvimento de novas formas de organizações capitalistas, com acúmulo de capital, separação de propriedade particular e direção das empresas, aparecimento de “holding companies”.
O intenso fenômeno da maquinização das oficinas provocou fusões de pequenas oficinas – que aos poucos foram crescendo e se transformando em fábrica.
Avanços da Tecnologia
Foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas, as máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
O trabalho infantil, trabalho feminino, jornadas de trabalho de 12 a 13 horas por dia, condições de trabalho perigosas foram alguns dos impactos causado com o avanço industrial.
Com o tempo se criou um grande conflito entre trabalhadores e proprietários de industrias, e em 1802 começaram a criar as primeiras leis trabalhistas que visavam proteger a saúde dos trabalhadores dentro das industrias, essas leis eram fiscalizadas por voluntários da época que eram os pastores protestantes e juízes locais.