Bioquimica
O tecido conjuntivo apresenta diversos tipos de celulas separadas por ser abundante material sintetizado por elas. A riqueza em material extracelular é uma das suas caracteristicas mais evidentes . Esse material é representado por uma parte de estrutura microscopia definida, as fibras do conjuntivo , e pela matriz extracelular ou substancia fundamental. Algumas celulas do tecido conjuntivo se originam localmente. Enquanto outras, como leucocitos, vem de outros locais e são habitantes temporararios desse tecido. As celulas do tecido conjuntivo são as seguintes: fibroblasto , macrofago, mastocito , plasmócito, celulas adiposa e leucocitos ( globulos brancos).
Células do tecido conjuntivo
São celulas com uma diversidade muito grante, cada uma com especialização diferente .São celuas esparsas que se localizam afastadas uma das outras . Nesse intervalo , que separam essas células, essas fibras podem ser de tres tipos : Colageno( a proteína mais abundante do corpo humano), fibras elasticas e reticulares.
Célula mesenquinal indiferenciada
Podem ser chamadas de células troncos, tem a capa cidade alte de renovação e de produzir um tipo celular altamente especialiazado .
Existem duas categorias de celulas troncos : as células troncos embrionarias pluripotentes que são procedentes do embioblasto, durante a fase da blástula do embrião , que são capazes de origem a todas as linhagens de células no corpo; e a categoria de unipotentes ou multipotentes, denominadas de células tronco adultas, que tem a capacidade de dar origem a tipos de celulas especificos.
A principal fonte de celulas troncos adultas é a medula óssea. Constitue uma pequena popução celular, contudo, pode ser expandidas e induzidas a capacidade de diferenciar em celulas do tecido óssseo, adiposo, cartilaginoso e muscular.
Célula tronco Hematopoetica
Acredita-se que todas as células sanguíneas derivam de um único tipo celular da medula óssea, por isso recebe o nome de célula-tronco