Abelhas
COMPORTAMENTO
Os indivíduos adultos se alimentam geralmente de néctar e são os mais importantes agentes de polinização. As abelhas polinilizam flores de cores monótonas, escuras e pardacentas (todos os tipos de flores).
Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta vôos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colméia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel.
Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano, para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores e consomem cerca de 6 a 7 gramas de mel para produzirem 1 grama de cera. Uma colméia abriga até 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. Caso nasçam duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. A abelha-rainha pode viver até 25 anos, enquanto as operárias não duram mais de um mês e meio (em média 42 dias). Apenas as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colméia ao contrário das fêmeas. A única missão dos machos é fecundar a rainha. Depois de cumprirem, eles não são mais aceitos na colméia, morrendo ao final. No fim do verão, ou quando existe pouco mel na colméia, as operárias os expulsam deixando-os morrerem ao frio e à fome.
COMUNICAÇÃO E ORIENTAÇÃO
As abelhas são dotadas de processo de orientação excepcional, que é baseado, principalmente, tendo o sol como referência.
Para retornar à colméia, por exemplo, as campeiras aprendem a situar sua habilitação assim que fazem os primeiros vôos de treinamento e reconhecimento.
Nestes primeiros vôos, as campeiras aprendem a situar a disposição da colméia em relação ao sol, registrando uma posição de que jamais