Estudo de caso hipertensão pulmonar
ESTUDO DE CASO CLÍNICO
Estudo de caso apresentado a Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, como requisito avaliativo, de estagio orientado realizado na Santa Casa da cidade de Poços de Caldas-MG.
Aluna: Juliana Ferreira Venâncio.
SÃO PAULO 2013
1. Identificação da Criança
Gabriel de C. Prado
Pai: Gustavo Silva do Prado
Mãe: Lucila de Cassia do Prado Diagnostico Médico
Broncoespasmo grave que evoluiu para Hipertensão Pulmonar.
Hipertensão Pulmonar
Conceito: Caracteriza-se por aumento da resistência vascular pulmonar, resultando em shunt da direita para a esquerda, com passagem de sangue não oxigenado pelo ducto arterioso ou forame oval1.
Causas: hipóxia perinatal, pneumonia, hipotermia, hipoglicemia severa, policitemia, aspiração de mecônio, SDR e outras.
Clínica: Cianose persistente que se assemelha à cianose encontrada nas cardiopatias congênitas, labilidade da oxigenação principalmente ao manuseio, com quedas de saturação de oxigênio.
Ventrículo Direito Dilatado.
2. Entrevista
Historia pregressa é atual.
Data 05/03/2013
Rn de 28 semanas, mãe 25 anos G1P1AO,GS+ com 3 consultas de pré-natal, sorologia negativa. Fazendo uso de metildopa e heparina devido Trombofilia e DHEG. Parto Cesário indicado por oligoâmnio e CIUR acentuado. RN nasceu em apneia, cianótico, tônus diminuído, aspirado VAS e realizado VPP, corou rapidamente e chorou. Entubado no C.O encaminhado para U.T. I Neonatal recebeu 01 dose de surfactante. Peso de 440 gramas e Apgar de 6/8. Recebeu alta no dia 03/06/2013. Mãe refere que ele já passou por varias internações após a alta.