Revolução industrial
1º Semestre
Revolução Industrial
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Teorias da Administração, do curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humano, turno noturno, do Centro Universitário - UNIFIEO ministrado pelo professor Arismar.
Resumo: Revolução Industrial
A Revolução Industrial teve inicio no século XVIII na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção, enquanto na Idade Média o artesanato era uma forma de produzir mais e na Idade Moderna tudo mudou. A Burguesia industrial, desejo por lucros maiores, com menor custo e uma produção acelerada. Buscava alternativas para melhorar a produção. Ela possuía grandes reservas de carvão mineral que era principal fonte de energia.
Nessa época, um dos grandes principais acontecimentos foi à invenção da máquina a vapor e sua aplicação no produto têxtil. Em seu sentido mais pratico significou a substituição da ferramenta pela maquina e contribuiu para consolidar o Capitalismo como modo de produção dominante, ou seja, veio para ajudar no trabalho no trabalho do homem fazendo com que ele produzisse mais.
Esse movimento revolucionário de passagem humana para motora é o ponto mais alto de uma evolução tecnológica, social e econômica que vinha processando na Europa desde a Baixa Idade Média.
Foi com a Revolução Industrial que surgiu o comercio e é claro junto com ele o Sistema Capitalista.
Foi a partir daí que surgiu a nova relação humana que persiste até hoje. A relação patrão e empregado, ou a divisão entre a burguesia (aqueles que tinham maquina) e o proletariado (aqueles que colocam a mão na massa para produzir um produto).
Na área do transporte podemos destacar a invenção das locomotivas a vapor (Maria Fumaça) e os trens a vapor. Com isso foi possível transportar mercadorias e pessoas em um tempo mais curto e com custos baixos.
A Revolução tornou os métodos de