Revolução Francesa
11- Revolução francesa
Causa e consequência
Fatores e Causas da Revolução:
A Burguesia pretendia ter poder político, já os camponeses queriam se libertar das obrigações feudais que deviam aos seus senhores. As ideias filosóficas e Iluministas estavam difundidas pelas sociedade culturais.
A França vivia uma Crise Social (que era estamental e sem mobilidade). A Sociedade era formada por 3 Estados (1º Clero, 2º Nobreza e 3º Burguesia, Camponeses e Sans-culottes), dos quais somente o 3º estado pagavam impostos. Além disso, havia desemprego, alta nos preços.
Havia uma Crise Econômica (falência financeira do Estado) por causa das dívidas externas, pelas Guerras (uma delas ajudando na Independência dos EUA), perda da sua maior colônia (o Canadá) e Déficit orçamentário por causa da nobreza/corte – o Governo de Luís XIV (Rei Sol) gastou além dos limites e ganhos do governo, construiu Versalhes só para abrigar a corte francesa.
Crise Política do Absolutismo (da Dinastia Bourbon), o Rei Luís XVI era fraco e dependente dos Notáveis (1º e 2º Estados).
Causas
No ano em que aconteceu essa revolução, em 1789 o país estava dividido entre o clero, que representava o primeiro estado, depois vinha a nobreza, o segundo estado e por fim o povo que pertencia ao terceiro estado.
Os que faziam parte do clero e da nobreza recebiam privilégios como a isenção do pagamento dos impostos, e quem arcava com tudo isso eram os menos favorecidos, logo o povo. Sendo assim, com o passar do tempo esse terceiro estado acordou.
As ideias de iluminismo ganhavam força, pregava-se a independência econômica e contra a maneira do poder monárquico de fazer política. A classe operária francesa estava revoltada com a situação e se rebelou contra os que eles julgavam abusadores do poder.
Consequências
Fim da monarquia e do abuso de poder do clero e da nobreza. (Foto: Divulgação)
O processo da Revolução Francesa foi tão intenso que seu resultado favoreceu a classe que