Revolução dos Sistemas Operacionais
Disciplina: Sistemas Operacionais Cliente
Professor: Paulo Roberto Ribeiro
Aluna: Daniele Dziekaniak Pereira
Resumo do documentário
Revolution OS
O documentário Revolution Os conta a história de hackers que se rebelaram contra o software proprietário e criaram o software livre, GNU, Linux e o movimento do código aberto (Open Source).
Com depoimento de Richard Stallman, Linus Torvalds, Eric Raymond ,BrucePerens e outros, o documentário tenta convencê-lo a aventurar-se pelos sistemas operacionais livres, cuja a sua filosofia é compartilhamento e liberdade.
O movimento do software livre ganhou fama após Bill Gates escrever uma carta a favor do software proprietário, porque uma empresa que investe capital deveria ter o direito de proteger suas ideias. Para os membros do clube a ideologia do software proprietário quebrava a possibilidade de acesso ao código-fonte e limitava os programadores e usuários
Richard Stallman trabalhava desenvolvendo sistemas operacionais na MIT, quando um incidente com um computador Xerox no MIT levou Richard Stallman a pensar sobre os problemas éticos dos softwares proprietários, e em 1984 se demite da MIT e cria a fundação do software livre, com o ideal de criar um sistema com base no unix mas totalmente livre, a idéia do GNU era basicamente criar um novo sistema operacional para que os usuários tivessem uma opção livre de licenças e restrições. A essência do software ser livre era que o usuário poderia modificá-lo como quisesse, adaptá-lo às suas necessidades, deixando seu código aberto e compartilhando com quem mais o desejasse para que fosse usado nas mesmas condições.
Paralelamente ao GNU, na Finlândia, Linus Torvalds, começa a desenvolver seu próprio sistema operacional, o Linux, cujo nome significa basicamente o nome de seu criador e a letra X de UNIX, além disso, Linux. Linus faz o novo Sistema Operacional com uma Kernel rápida e robusta, justamente o