Revolução Científica
A Revolução científica: traços gerais.
O que muda com ela?
Período da revolução científica: Nicolau Copérnico – 1543 `a Isaac Newton 1687
Trata-se do poderoso movimento de ideias que adquire no século XVII as suas características determinante na obra de Galileu Galilei, que encontra os seus filósofos – aspectos diferentes – nas ideias de Bacon e Descartes e que depois encontraria a sua expressão na imagem newtoniana do universo concebido como máquina, ou seja, relógio.
Elemento detonador desse processo de ideias: revolução astronômica.
Representantes: Copérnico, Tycho Brahe, Kepler e Galileu confuindo para a clássica física de Newton.
Neste período muda a cara do mundo. Caem por terra os pilares da cosmologia aristotélica-ptolemaica. EX: Copérnico põe o sol no centro do mundo, ao invés da terra; Tycho Brahe, mesmo sendo anticopernicano , elimina a esferas materiais que na velha cosmologia, arrastavam os planetas com seu movimento e substitui a ideia de orbe, ou esfera, material pela moderna ideia de órbita; Kleper apresenta a sistematização matemática do sitema copernicano e realiza a revolucionária passagem do movimento circular “ natural” e “perfeito” , na velha cosmologia para movimento elíptico dos planetas; Galileu mostra a falsidade da distinção entre física terrestre e física celeste, fazendo ver que a lua é da mesma natureza da terra e, entre outras coisas, cria novos fundamentos com a formulação do princípio da inércia e Newton com sua teoria gravitacional, unifica a física de Galileu com a de Kleper.
Mudanças: Transformações das ideias a respeito do homem, acerca da ciência, concernete ao homem de ciência, no tocante ao trabalho científico e as instituições cientificas, relativamente às relações entre ciência e sociedade, entre ciência e filosofia e entre o saber cientifico e fé religiosa.
1. Copérnico tira a terra do centro do universo e com ela, o homem.
2. Mudando a imagem do mundo, muda a imagem do homem.
3. Com a