REVOLUÇOES CLASSICAS
- Introdução: Uma mudança social, econômica e política de grande magnitude é denominada Revolução. São exemplos a revolução tecnocientífica, e a revoluçãoindustrial (primeira e segunda), que afetaram drasticamente a vida da humanidade. Já mudanças parciais são chamadas de reformas sociais. A diferença primordial é que as reformas são realizadas por quem seencontra no poder, enquanto a revolução decorre contrária a essa ordem vigente.
Revoluções Clássicas
- Revolução Inglesa: Foi a primeira manifestação da crise do sistema moderno da época moderna. Foiquando a Monarquia cedeu grande parte de seus privilégios ao Parlamento e instaurou no país o Parlamentarismo, regime o qual ainda faz parte da Inglaterra.Começou com a Revolução Puritana em 1640 eterminou com a Revolução Gloriosa em 1688. Ambas fazem parte do mesmo processo revolucionário, por isso dizemos “Revolução Inglesa”, e não “Revoluções Inglesas”.
Essa Revolução ajudou para que, emmeados do século seguinte (XVIII), ocorresse a Revolução Industrial, dando muita liberdade para o capitalismo. Justamente por abrir caminho para o capitalismo, a Revolução Inglesa é considerada a primeirarevolução burguesa da história.
- Revolução Americana: A Guerra da Independência dos EUA, um movimento emancipador das colônias inglesas na América, teve início com manifestações de descontentamentocontra a situação injusta a que os colonizadores foram submetidos pela Grã-Bretanha. Pouco a pouco, essas manifestações se transformaram em rebelião aberta, culminando na proclamação de uma repúblicaindependente.
- Revolução Francesa: Foi um marco da luta contra qualquer tipo de regime absolutista ou monárquico. Representou uma profunda alteração na estrutura da propriedade rural. É marcada peloamplo desenvolvimento do iluminismo e pela luta em nome de toda a humanidade e não somente uma nação isolada.
Experiências Revolucionárias no Século XX
- Revolução Mexicana: A Revolução iniciada..