Revoluções classicas
As revoluções classicas são as revoluções cujo ideias eram igualitários, ao mesmo tempo em que visava distribuir riquezas e terras e abolir as classe,representada por três grandes movimentos: revolução inglesa , francesa e americana.
Revolução Inglesa (1642 - 1660)
A revolução inglesa representou uma crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao parlamento e instalou o regime parlamentista, que permanece até hoje. Ele começou com a revolução puritana e terminou com a revolução gloriosa também criou condições indispensáveis para a revolução industrial, abrindo espaço para o capitalismo.
Pode-se dizer que a rev. Inglesa começou após a morte da rainha Elizabeth I, pois seu sucessor o Rei Jaime I, criou ordens que não agradaram a burguesia, o povo e os parlamentistas, seu filho, Carlos I, manteve o seu governo, foi então que a revolução inglesa explodiu. Uma personalidade que ficou muito conhecida durante a rev. Inglesa foi Oliver Cronwell que liderou os parlamentistas e governou a Inglaterra após a vitoria ate sua morte, onde seu filho, Richard Cronwell assumiu, mas pouco tempo depois renunciou. Outras personalidades conhecidas durante a rev. Inglesa foram Jaime II, Carlos II e Guilherme de Orange.
A revolução Inglesa teve inicio, pois os Reis Jaime I e seu filho Carlos I mantinham um governo absolutista e em determinado momento viram a necessidade de aumentar os impostos, ocasionando assim um desentendimento com os parlamentistas. Insatisfeitos com o governo absolutista, o povo, a burguesia e os parlamentistas deram inicio a uma guerra civil, principal marco da rev. Inglesa, este grupo conhecido por cabeças redondas sofreram muitas derrotas ate serem liderados por Oliver Cronwell, Onde venceram as tropas de Carlos I, capturaram e executaram o mesmo. O governo de Cronwell foi lucrativo para os cabeças redondas, contudo seu filho, Richard Cronwell, não