Revoluções classicas
Energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravídica, elétrica, química, magnética, radiante, nuclear, etc. É tudo energias. A energia não se cria nem se destrói apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países, mas o consumo de energias foi tão devastador, que levará á sua existência apenas algumas dezenas de anos. Presentemente 85% de energia gasta em todo o mundo provêm do petróleo e do carvão. O petróleo para alem de esgotável a breve prazo é prejudicial ao ambiente. O carvão é mais abundante do que o petróleo (tem reservas para mais de 200 anos), mas é ainda mais poluente, do que o petróleo. O gás é menos poluente, mas o seu transporte quer em pipilem quer em navios – tanque é muito dispendioso.
OBJETIVO
Na realização deste trabalho, pretende-se aprender mais sobre a energia. Definir seus vários tipos, suas vantagens e desvantagens das renováveis e não renováveis. Espera-se ter um bom desenvolvimento deste, aplicados nos conhecimentos básicos que adquiri na escola, internet e em programas de TVs.
HISTÓRIA Desde os primórdios o Homem necessitou de energia para viver. Acompanhando a evolução da humanidade, houve uma crescente necessidade de fontes de energia. Até hoje a civilização industrial viveu quase exclusivamente da exploração intensiva de energias acumuladas ao longo das épocas geológicas. Assim, mais de 85% da energia consumida hoje é obtido através do carvão, petróleo, gás natural, urânio... A velocidade de reposição destas energias é praticamente nula na escala da vida humana. Por isso o futuro depende da importância que o Homem der às fontes de energia renováveis ou inesgotáveis. Durante muito tempo as energia