Sistemas Multi Processadores
1. Qual a diferença entre os sistemas SMP e NUMA?
A diferença entre os sistemas NUMA e SMP está no desempenho das operações de acesso à memória. Em uma arquitetura NUMA, onde cada conjunto possui três processadores e uma memória principal conectados a um mesmo barramento interno, os conjuntos são interligados através de um barramento inter-conjunto, criando um modelo hierárquico.
Quando um processador faz um acesso local, ou seja, à memória dentro do mesmo conjunto, o tempo de acesso é muito menor que um acesso à memória remota em um outro conjunto.
Para manter um nível de desempenho satisfatório, o sistema deve manter a maioria dos acessos locais, evitando acessos à memória remota.
2. Como os sistemas NUMA permitem um número maior de processadores?
A topologia dos sistemas SMP limita o número máximo de UCPs da configuração, pois o acesso à memória pelos processadores ocorre em um tempo sempre uniforme. Os sistemas
NUMA permitem reunir vários processadores em conjuntos e interligar estes conjuntos através de diversas topologias. Como consequência, o tempo de acesso à memória não é mais uniforme.
3. O que são clusters e como são utilizados?
Clusters são sistemas fracamente acoplados, formados por nós que são conectados por uma rede de interconexão de alto desempenho dedicada. Cada nó da rede é denominado membro do cluster, possuindo seus próprios recursos, como processadores, memória, dispositivos de
E/S e sistema operacional. Geralmente, os membros do cluster são de um mesmo fabricante, principalmente por questões de incompatibilidade dos sistemas operacionais. A razão para o surgimento e a rápida aceitação de sistemas em cluster foi a maior necessidade de tolerância a falhas e alta disponibilidade, de forma reduzir o downtime.
4. Defina o conceito de imagem única do sistema?
O conceito de imagem única do sistema está presente em sistemas distribuídos, que é um sistema fracamente acoplado pelo aspecto de hardware e fortemente