tipos de brincadeiras
A proposta pelo RCNEI, brincadeiras de faz de conta, brincadeira de construção e brincadeiras com regras.
Nas brincadeiras de faz de conta, as crianças buscam transformar ou assimilar a realidade em função de sua imaginação e fantasia, de seus desejos, vontades de necessidades. Nessas brincadeiras, elas assumem papéis e atuam estabelecendo correspondência entre o real e o imaginário.
O espaço da brincadeira deve conter variados materiais que estimulem à imaginação, a curiosidade, a vontade de representar.
As brincadeiras de construção se realizam com materiais como blocos de construção há dois momentos de atuação das crianças. No primeiro elas observam e desenvolvem suas funcionalidades e experimentam ações possíveis com os objetos. E no segundo momento, as crianças imprimem uma função mediada pela fantasia e pelo imaginário.
As brincadeiras com regras representam um cenário para a exploração pluralidade cultural de diferentes povos, que possibilita a ampliação do repertorio de brincadeiras culturalmente construídas. Elas abrangem estratégias de ação e tomadas de decisão em num contexto investigativo de resolução de problemas.
Aspectos do planejamento de atividades com brincadeiras
Na Educação Infantil, as brincadeiras favorecem a imersão das crianças em diferentes vivências ou experiências dependendo da intencionalidade educativa, de ensino e de aprendizagem: As possibilidades de escolha das crianças para decidir qual brincadeira desejam vivenciar e experimentar; os materiais disponibilizados a elas, o espaço e o tipo de brincadeiras interno ou externo da sala de aula, na quadra ou no tanque de areia, e também o tempo destinados às brincadeiras, em pequenos grupos ou coletivamente.
Em relação à forma de organização das crianças e ao espaço destinado para a realização das brincadeiras, lembramos algumas possibilidades:
Dividir os alunos em dois grupos, um grupo com o professor titular e outro grupo com o professor assistente, se