Consumo de eletricidade e sustentabilidade
O trabalho têm como objetivos calcular o consumo de energia na própria residência, verificando os aparelhos que mais consomem e, a partir de uma análise propor soluções para a redução desse consumo, diminuindo não só o preço da conta de luz, como também coloca-se em prática um pensamento mais sustentável no dia a dia individual e coletivo.
Descrição
Uma residência com 3 dormitórios (2 suítes), sala de estar, copa, cozinha e 3 banheiros (incluindo-se os banheiros das suítes), com 156.60 m², no qual reside uma família de 5 pessoas (avós e 3 netos). A neta estuda em periodo integral, voltando apenas no início da noite, além disso o neto trabalha também em período integral, voltando apenas a noite também. Portanto, a concentração do consumo de energia é por volta das 20 horas (~200 KWh). O alto consumo pode ser explicado por conta da presença constante dos outros três membros da família ao longo do dia, sendo os avós aposentados e a neta deficiente física.
A seguir, na tabela 1.1, apresenta-se os resultados obtidos a partir dos cálculos efetuados.
Tabela 1.1: Características de utilização dos equipamentos e cálculo do consumo de energia.
Análise
Na análise, verificou-se que o maior consumo advém do freezer e refrigerador, que funcionam 24 horas por dia invariavelmente. Por terem sido adquiridas a pouco tempo e funcionarem em ótimo estado, nada se pode fazer neste caso. Entretanto, o consumo alto no item "televisão" é um problema que pode ser resolvido, diminuindo o uso deste ao longo do dia, além de evitar deixá-lo ligado quando ninguém estiver utilizando. Outro ponto que pode ser solucionado é o "lava roupas", podendo ser adotado o hábito de esperar um acúmulo maior de roupas, para evitar lavar apenas algumas peças em uma lavagem, o que gera um consumo alto. Como última solução, propõe-se a troca do forno micro-ondas por um mais novo, pois o que se encontra na casa consome muita energia e não funciona adequadamente.
A