revoluçao sovietica
Situaçao da russia
o imperio russo, muito extenso, desde a europa de leste ate ao oceano pacifico com uma população heterogenia era governado pelo czar Nicolau II, que tinha um regime autocrático, ou seja, semelhante ao absolutismo do antigo regime. A corte vivia luxuosamente e graçava a corrupção.
Economia muito atrasada, a agricultura era a principal actividade no entanto era muito rudimentar e pouco produtiva devido as técnicas antiquadas utilizadas e a industria representava 5% da industria mundial sendo também pouco produtiva.
A nível social a apopulaçao era marcada pela desigualdade, o clero e a nobreza detinham cerca de 80% das terras e grande parte da produção, a Burguesia era insignificante pois não possuía grandes capitais, os camponeses eram 80% da população, esmagados pelos impostos, trabalhando em terras que não lhes pertenciam, os operários , 2% da população com salários baixos, trabalhavam muitas horas sem direito á greve nem organização de sindicatos.
Estas condições conduziram a um clima de contestação através de greves e revoltas por parte dos trabalhadores e camponeses. A 22 de Janeiro de 1905, os operários concentram-se frente ao palácio do Inverno do czar exigindo melhores condições de vida, trabalho e pão. São recebidos a tiro pela guarda do czar- Domingo Sangrento. Este ato agravou ainda mais o sentimento de revolta da população o que levou czar a empreender reformas sociais e politicas, tais como permitir a existência de partidos políticos e a criação de um parlamento, a duma.
Em 1914 a russia entra na 1º guerra mundialsofrendo baixas em armas e homens, as dificuldades económicas da russia agravam-se ainda mais , a fome instala-se e a duma é dissolvida em janeiro de 1917, acusada de corrupção isto levou a sucessivas greves e manifestações
Revolução de fevereiro de 1917
A populaçao da capital voltou a manifestar-se contra czar , mas agora apoiada por grande parte dos soldados. Czar é obrigado a