Do império russo à união soviética - a revolução de 1917
Nome: Brunna Rodriguês; Dara Nunes; Júnior Maximo; Paulo Antonio.
Escola Estadual Vitalino de Oliveira Ruela
Do Império Russo à União Soviética
Nos primeiros séculos da era cristã, uma faixa de terra de oeste a leste dos montes Urais, conberta por uma vegetação descontínua chamada estepe, foi ocupada por povos eslavos, ainda hoje predominante no conjunto da população russa.
Os Urais constituem um importante elemento de delimitação desse território: a oeste, localiza-se a Rússia europeia e, a leste, a Rússia asiática. Rússia, aliás, era o nome dessa porção territorial, onde existiam vários principados, sendo o de Moscou o mais importante deles.
No fim do século XV (15), Ivã III, do principado de Moscou, conseguiu unificar todos os principados russos, pondo fim à dominação que outros povos ainda exerciam sobre alguns deles. Moscou, cidade fundada em 1147, tornou-se, então, a capital da Rússia, que havia se transformado num grande império.
Nos seculos XVI (16),XVII (17) é XVIII (18), a expansão do império Rússo para leste e oeste foi intensa. Ivã IV (4), o Terrível, que foi o primeiro a usar o título de czar da Rússia conquistou a Sibéria em 1556. O Alasca foi anexado à Rússia em 1732. (Separado do asiático pelo estreito de Bering, seria vendio pela Rússia aos Estados Unidos mas tarde em 1867)
No fim do século XVII (17) e começo do século VXIII (18), sob o governo de Pedro I. o Grande , que o Império Rússo passou por um processo de extraordinário desenvolvimento. Esse czar transferiu para São Petersburgo a capital da Rússia, iniciando uma política de integração com a Europa.
Em relação à economia, a principal modificação ocorrida durante o reinado de Pedro I. o Grande, foi a introdução de técnicas que inovaram a manufatura russa e criaram as condições para que, na segunda metade do século XIX, o pais desenvolvesse sua própria industrialização, ainda que apoiada em capitais de diversos países europeus. A