uniao sovietica
A União Soviética é tradicionalmente considerada o sucessor do Império Russo e da sua curta sucessora, o Governo Provisório Russo sob Yevgenyevich Georgy Lvov e depois Alexander Kerensky. O último czar russo, Nicolau II da Rússia, governou até março de 1917, quando o Império foi derrubado e um breve governo provisório russo tomou o poder. Este, por sua vez, foi derrubado em novembro de 1917 por Lênin.
De 1917 a 1922, o estado antecessor da União Soviética era a República Socialista Federativa Soviética Russa, que era um país independente, assim como outras repúblicas soviéticas na época. A URSS foi oficialmente criada em dezembro de 1922 como a união das repúblicas russa (coloquialmente conhecida como Rússia Bolchevique), ucraniana, bielorrussa e transcaucasiana, todas repúblicas soviéticas governadas por partidos bolcheviques.
A União Soviética existiu até 1991, quando todas as repúblicas soviéticas declaram a sua independência com relação ao governo centralizado de Moscou.
Apesar do Império Russo, na época, ser um dos impérios mais poderosos do mundo em termos militares, apenas uma pequena parte da população (os nobres) tinham boas condições de vida. Os camponeses eram terrivelmente pobres e trabalhavam de sol-a-sol os seus terrenos sem poder possuí-los. As sucessivas derrotas em várias guerras e batalhas durante a Primeira Guerra Mundial e o descontentamento geral da população fizeram com que a economia interna começasse a se deteriorar.1 A instabilidade e a pobreza tiveram como consequência a Revolução Bolchevique. Esta revolução ocorreu em duas datas significativas, 1905 e 1917.
A Revolta de 1905 é considerada como o marco inicial das mudanças sociais que culminaram com a Revolução de 1917. O desempenho desastroso das