Óleo de lorenzo
Lorenzo tem uma rara doença, a ADL, que é genética ligada ao cromossomo X, e que atinge particularmente os homens, causada por acumulo de ácidos graxos de cadeia longa no cérebro e ao se manifestar destrói progressivamente o sistema neurológico alterando a bainha de mielina fazendo com que a condução deixe de ser feita corretamente e o sistema nervoso vai perdendo suas funções.
1. Qual foi o exemplo usado pelo augusto odone para explicar a doença? Como as analogias podem nos ajudar a entender um problema científico?
Ele usa uma pia como exemplo comparando com o organismo, explicando como funciona e clipes de papel para representar as cadeias de carbono. Essas analogias são utilizadas para entender melhor o raciocínio de como funcionam.
2. Como a dienta afeta a progressão da doença? O que era o Óleo de Lorenzo? Por que ele era tão especial?
A dieta se baseia em cortar todo o tipo de alimento com gordura que levaria a formação de cadeia longa de ácidos graxos.
O óleo de Lorenzo é a designação de uma mistura, na porção 4:1, de trioleína e trierucina, os triacilglicerois derivados, respectivamente, dos ácidos oleico e erúcico, preparados a partir do óleo de oliva e colza. É um resultado de uma pesquisa feita pelos próprios pais e esse óleo fez com que lorenzo sobrevivesse até os 30 anos.
A doença de Lorenzo tecnicamente conhecida como adrenoleucodistrofia é uma doença genética rara que atinge os homens. Esta doença que pode se manifestar em qualquer idade, começa por deteriorar órgãos como as glândulas adrenais, o sistema nervoso e os testículos.
As manifestações da doença de Lorenzo são graduais e irreversíveis. Aos poucos o indivíduo perde as capacidades de falar, interagir, tem que usar óculos devido ao estrabismo, tem dificuldades para andar, passa a se alimentar através de uma sonda, tem muitas convulsões até chegar ao estado de coma.
O tratamento tem o objetivo de retardar a evolução da