revoluçao industrial
A invenção da máquina a vapor deu início na Inglaterra à revolução industrial. A Revolução Industrial pode ser dividida em dois períodos: 1780 a 1860 a 1° Revolução Industrial também conhecida como revolução do carvão e do ferro e de 1860 a 1914 a 2° Revolução Industrial ou revolução do aço e da eletricidade.
A 1ª Revolução Industrial pode ser dividida em quatro fases:
A mecanização da indústria e agricultura: máquinas grandes e pesadas substituíram o trabalho braçal e animal, melhorando visivelmente a velocidade da produção, dando maior lucratividade a sociedade burguesa.
A aplicação de força mortiz a indústria: com a invenção da máquina a vapor teve inicio grandes transformações nas oficinas, convertendo – se futuramente em fábricas.
O desenvolvimento do sistema fabril: oficinas deram lugar a fábricas e usinas onde o trabalho era dividido entre os operários. Com o desenvolvimento, as pessoas que viviam no meio rural, migraram para as proximidades das fábricas dando origem as favelas.
Um desenvolvimento notável dos transportes e das comunicações: a adaptação da navegação com a substituição de rodas propulsoras por hélices. Surgimento de estradas de ferro primeiramente na Inglaterra, em seguida nos Estados Unidos. Novos meios de comunicações surgiram: telégrafo elétrico e telefone.
O capitalismo industrial teve um grande impulso durante esse período, isso só foi possível devido ao acumulo de capital. Os trabalhadores recebiam salários baixos e enfrentavam péssimas condições de trabalho e não tinham direitos trabalhistas, nesse período houve o uso de mão de obra infantil e feminina com salários abaixo ao dos homens.
Na 2ª revolução industrial começaram novos avanços importantes, sendo suas principais características:
A substituição do ferro pelo aço.
A substituição do vapor pela eletricidade.
Novas ampliações nas vias férreas já existentes e nas comunicações.
Inicio da produção do modelo “T”