Ed Fisica
Uma abordagem estética do conhecimento da Educação Física
Terezinha Petrucia da Nóbrega*
Resumo: Apresentamos
uma reflexão sobre o conhecimento da Educação Física, considerando-se o
agenciamento e os saberes produzidos pelo corpo na sociedade contemporânea.
Abstract: This is a reflexive Introduction in the Education Physical knowledge, regard in the production of by body agency and know in the contemporary Society.
Agenciamentos do Corpo
O agenciamento do corpo pode ser considerado como o uso do corpo na sociedade contemporânea, dimensionado pela convivência, por vezes conflituosa, com as novas tecnologia de transformação corporal e produção de subjetividades. A produção da subjetividade é desterritorializada, havendo vários agenciamentos coletivos que compõem esta heterogeneidade. A subjetividade é polifônica, plural, caracterizando os agenciamentos coletivos. "A dobra do corpo sobre si mesmo é acompanhada por um desdobramento de espaços imaginários"(Guattari, 1992, p.153). Desse modo, os gestos, a postura, os movimentos de um modo geral, são considerados como potencializadores da enunciação da subjetividade.
O corpo é tematizado pela Religião, pela Filosofia, pela Ciência, pela Educação e pela Arte, fazendose presente, de diversas formas, no pensamento e na cultura de um modo geral. Ao corpo se atribuem valores como corpo-objeto, corpo-mercadoria, corpo-pecado, corpo-sujeito, corpo-prótese, enfim, cada época constrói o seu próprio modelo de corpo, embora sempre esteja em contato com os modelos anteriores.
A abordagem estética diz respeito aos diferentes sentidos produzidos pelo corpo em movimento, apresentando-se a partir da perspectiva fenomenológica como um novo logos para o conhecimento. Desse modo, passamos a considerar a realidade do corpo expressa através dos discursos produzidos por diferentes instituições sociais, observando-se o modo como influenciaram e influenciam a