revolucao industrial
Entender como aconteceu a Revolução Industrial requer um estudo profundo nas esferas sociais, políticas, econômicas, psicológicas, religiosas e muitas outras. Para facilitar vamos focar alguns pontos essenciais, mas para entender melhor, livros e pesquisa será fundamental.
Processo de cercamento
Na Inglaterra do século XVII, os camponeses começaram a ser expulsos de suas terras para que capitalistas (aqueles que conseguiram acumular capital) criassem ovelhas para retirar a lã e produzir tecidos.
Estes camponeses que foram expropriados cruelmente viraram bandidos, mendigos e desempregados pois não apenas retiraram deles as terras, mas também suas ferramentas de trabalho. O mais interessante é que neste período o rei assinou uma lei na qual mendicância virava um crime punível com prisão, possibilidade de se tornar escravo do denunciante ou mesmo com a morte (sobre isso, leia “As leis sanguinárias” de Karl Marx).
Ou seja, o campesinato que se tornou mendigo sem desejar, agora se vê forçado a vender sua força de trabalho para os capitalistas e ser explorado para não morrer de fome, nasceu o proletariado.
Enriquecimento da Inglaterra
Os acordos comerciais para venda de tecidos (ver tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra), o mercantilismo, o saqueamento de navios estrangeiros e outras práticas comerciais enriqueceram a Inglaterra e por isso ela é modelo de sociedade capitalista.
Com o enriquecimento, foi possível adquirir máquinas e formar as primeiras indústrias têxteis, metalúrgicas e outras.
A tecnologia também ajudou muito, a criação da máquina à vapor e posteriormente, a descoberta da eletricidade como