Revivendo os contos de fadas
Centro Universitário Serra dos Órgãos
Centro Educacional Serra dos Órgãos
REVIVENDO OS CONTOS DE FADAS
PUBLICO ALVO: EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras iniciais:
Trabalhar os contos de fadas na Educação infantil é muito importante, pois através das narrativas temos a oportunidade de resgatar o mundo da leitura e da fantasia, tornando a aprendizagem significativa, estimulando a imaginação e a criatividade dos alunos. Além disso, as mensagens contidas nos contos de fadas, tais como: bondade, docilidade, coragem, altruísmo e afeto, são pontes que podem ser construídas no interior das crianças, pois envolvem questões de não-violência.
Outro aspecto a ser considerado, é que os contos de fadas por si só, já carregam importantes enfoques pedagógicos como as questões humanas necessárias para que as crianças enfrentem medos, angústias, disputas, ciúmes, morte, etc... E, à medida que as histórias são contadas, várias vezes e de diversas maneiras, as crianças vão elaborando suas próprias idéias, resolvendo conflitos e construindo referenciais do que é o bem e o mal. Através dos contos de fadas temos a possibilidade de resgatar diversos valores, estimular o diálogo, o espírito crítico, o prazer da ludicidade, ensinamentos e verdades que compõem o mundo da criança, sem distanciá-la do mundo real.
Sensibilização:
Livro: Só mais uma história de Douglas Steer
Resenha:
É hora de dormir e a melhor maneira de conseguir fazer os porquinhos adormecerem é ler uma história para eles. O problema é que eles apreciam tanto que querem mais e mais.
Felizmente, Só mais uma história contém quatro minilivrinhos que recontam conhecidos contos de fadas, o bastante para fazer adormecer o porquinho mais atento!
Histórias contadas pela mamãe porca:
O porco príncipe; O porquinho feio; A porca borralheira; o príncipe e o porco.
Estratégias de ação:
Leitura de contos de fadas e histórias infantis;
Apresentar as histórias para os