Revisão Humanística para concursos
1ª Revisão: 10.02.14 Tema: Análise da resolução 75/2009 do CNJ;
2ª Revisão: 17.03.14 Tema: Teoria dos sistemas sociais: o pensamento de Niklas Luhmann;
3ª Revisão: 24.03.14 Tema: parte final da exposição sobre Luhmann;
4ª Revisão: 31.03.14 Tema: Ética da Magistratura Nacional, ponto do concurso do TJMG;
5ª Revisão: 07.04.14 Tema: Ética da Magistratura Nacional – Res. Nº 60 – conclusão;
REVISÃO DO DIA 07.04.14:
Caros amigos, lembro que o tema de nosso encontro hoje às 21:00 é Ética da Magistratura em continuação.
No último encontro apresentei em linhas gerais alguns conceitos de ética, analisei algumas partes da Constituição aplicadas à magistratura, e por fim, tratei de alguns traços relevantes do Código de Ética da Magistratura Nacional positivado pelo CNJ em 19/09/2008 via resolução de número 60.
No dia de hoje recordarei alguns pontos tratados no último encontro, discorrerei sobre alguns princípios ainda não detalhados e apresentarei algumas conclusões sobre o tema. Até mais então.
1)Ética da Magistratura Nacional, ponto do concurso do TJMG. Parte II
Ética vem do grego ethos, que em linha gerais significa comportamento, caráter, modos de vida que se adquire pelo hábito, formação moral, e que por derivação vai dar vida a uma disciplina das humanidades chamada de Ética.
Vimos no último encontro que a Ética, segundo a Enciclopédia Oxford de Filosofia, pode ser estudada didaticamente a partir de alguns prismas, a saber:
a)Ética Analítica;
b)Ética Normativa;
c)Ética descritiva;
d)Ética Aplicada.
A Ética da Magistratura deve ser estudada como um exemplo de Ética Aplicada
2)
Ética Aplicada capta as influências das demais éticas, e visa apontar modos de agir para grupos de atores sociais específicos, como médicos, professores, empresários, comunidade científica, magistrados. Ela alia não apenas a construção e analise de conceitos, mas acima de tudo procura perquirir a maneira correta de se comportar diante de