REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO EXAME DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
Disciplina: Seminário de Tesis
Docente: Prof. Dra. Juana Beatriz Erramuspe
Discente: Elbio Renato da Jornada Peres
Bento Gonçalves, RS, 30 de novembro de 2008.
TEMA DA TESE
REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO EXAME DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL 1.INTRODUÇÃO
1.1. JUSTIFICATIVA
O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, se tornou uma matéria polemica que retrata o despreparo da maioria dos bacharéis de direito, pois os mesmos ao concluírem o curso superior objetivam ingressar no mercado de trabalho, mas são barrados pelo exame de da ordem que reprova em massa.
Sabemos que é através da educação que se formam futuros profissionais e seres humanos preparados para viver em sociedade.
Sabemos também que um ser humano despreparado não consegue ter êxito profissional efetivo e lucrativo.
O trabalho de pesquisa sobre a importância do exame da Ordem dos Advogados do Brasil se justifica pelo alto índice de reprovação, pois tais resultados colocam em xeque as faculdades de direito e seus métodos de ensino.
1.2. OBJETIVOS
- Pesquisar, com fundamentação teórico bibliográfico, a relação da reprovação no exame de ordem com o comportamento dos alunos na faculdade e os métodos de ensino.
- Identificar, através de uma pesquisa, o que ocasiona esta reprovação.
- Levantar aspectos teóricos que contribuam para a compreensão do problema, apontando soluções para minimizar o problema do despreparo e conseqüente reprovação.
- Compreender o método de ensino e o grau de comprometimento do docente e discente neste processo.
1.3 PROBLEMA
A questão da reprovação nos exames de ordem se restringem aos fatores disciplinares, ou tem reflexos externos. As faculdades estão preparadas para formar profissionais competentes e competitivos? Qual é a principal causa que desencadeia a reprovação?
2. REVISÃO LITERARIA
Do Consultor Jurídico
12/11/2007 - O Ministério da Educação pode se