Revisão conceitual processos
Devido ao período de crescimento econômico que o Brasil está vivenciando, faz-se necessário uma revisão e aperfeiçoamento contínuo quanto aos tipos de processo que direcionam e conduzem uma organização a ser bem sucedida em seu ramo de atuação, sendo este um processo de fabricação ou um processo de gestão de pessoas. Desta forma, este Capítulo 2 mostra, através de revisão conceitual, os conceitos e a evolução destes assuntos, segundo autores consagrados em suas respectivas áreas de conhecimento.
1. Conceitos Básicos de Processo
Segundo Sorti, (2008) embora seja constituído por atividades previamente definido, um processo apresenta início e final claramente determinado. Deve-se decompor um processo até o ponto que seja satisfatório para atender as demandas gerenciais e operacionais do processo.
Já Caravantes, Pann e Kloeckner (2005) onde tenha resultado, seja ele um produto ou serviço, há processo. No processo uma atividade, ou um conjunto delas, recebe uma entrada, processa, resultando então em um serviço ou produto (resultado objetivo para o cliente). A essência dos processos é a integração entre atividades e utilização dos recursos visando resultados eficientes.
Scucuglia e Pavani (Mapeamento e gestão por processos - BPM) adotaram um conceito próprio para estas definições: a tarefa que representa o que fazer e a atividade que será como fazer. Diante disto, toda uma diferenciação metodológica se justificará como imprescindível e exigirá ainda conceitos complementares não disponíveis na literatura clássica sobre o assunto. Ou seja, depois de uma série de atividades executadas por um mesmo cargo/função, se espera que seja possível algum tipo de corporificarão destas atividades num formato que se possa entregar a alguém diferente de seu executor.
2. Elementos de Processo
Segundo Oliveira (2009) um processo é formado por seis elementos ou componentes, que são: os