Arquiteta
Manufacturing strategy and production systems:An integrated framework.
Palavras-chave: Tipologias, sistemas de produção, estratégia.
A estratégia de produção é vista como uma ferramenta capaz de melhorar os negócios, contribuindo para o cumprimento de metas coorporativas e garantindo a competitividade da empresa, em atividades de longo prazo. Muitas pesquisas estão sendo feitas para enfatizar os pontos fortes da estratégia na função produção.
Este artigo tem como objetivo uma discussão sobre as estratégias de produção dentro dos sistemas de produção, classificando e revisando conhecimentos anteriores em quadros sistemáticos de conhecimento, com a proposição de uma classificação baseada na literatura. O autor enfatiza a necessidade de pesquisas empíricas nesta área, sob a justificativa de pouca qualidade nos métodos de pesquisas publicados, e grande importância da estratégia de produção para o desenvolvimento de negócios e melhorias na função produção das empresas. Boa pesquisa bibliográfica, definições de conceitos e terminologias, quadros sistemáticos são elementos que devem ser incorporados às pesquisas para melhorar o seu desenvolvimento com bastante qualidade.
A revisão de conceitos feita pelo artigo começa com os conceitos de vários estudiosos dentre eles, Woodward que propõe inicialmente uma classificação para os sistemas de produção baseado na tecnologia, com tópicos que abordam a produção em massa, pequenos lotes de produção, o processo de produção contínuo tanto pela complexidade quanto pela continuidade da produção. Outros dois estudiosos, publicaram variações desta classificação, Abernathy e Townsend, fixaram apenas três categorias baseadas nos processos de maturidade do ciclo de vida, enquanto que Hayes e Wheelwright propuseram quatro categorias: “job shop” – processo de produção em variedade e pouca quantidade, “batch” – produção em lotes, “assembly line” – produção seriada, e “continuous flow” – fluxo contínuo.