Trabalho de Psicologia Organizacional
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (ICH)
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Psicologia Organizacional e do Trabalho
Professora: Edelvais Keller
Aluna: Daniele Trindade Mesquita matrícula: 200932012
Observação do Debate: Taylorismo X Fordismo
Grupo ao qual pertenço: Toyotismo
Unidades de análise:
1- Nível de conhecimento;
2- Processo grupal;
3- Sentimentos;
4- Capacidade de argumentação;
5- Elementos de dissonância;
6- Ganhos que tive com o debate;
7- Qual grupo teve o melhor desempenho.
Observação realizada referente aos grupos Taylorismo e Fordismo:
1-Nível de conhecimento: Ambos os grupos demostraram alto nível de conhecimento. O grupo que representou o Taylorismo mostrou dominar muito bem os temas, principalmente no que se refere ao contexto histórico da época. Já o grupo Fordista, se apresentou bastante conhecedor do sistema de produção em si, sem dar grande ênfase aos aspectos históricos.
2- Processo grupal: No grupo defensor do Taylorismo houve pouca participação grupal no debate, sendo evidenciada a participação de um membro que assumiu uma posição de liderança, apresentando as características do sistema e rebatendo as críticas recebidas. No grupo defensor do sistema Fordista, apesar de também haver o destaque de um membro, a participação grupal foi maior, englobando outros membros que também se posicionaram em momentos relevantes do debate.
3- Sentimentos: A participante do grupo Fordista que se destacou como liderança demonstrou ansiedade em algumas partes do debate. Além disso, este mesmo grupo também teve maior “espírito” de grupo, por conta da fala não se centrar em uma única pessoa. A equipe Taylorista teve este “espírito” de grupo atenuado, devido ao despontamento de uma liderança, como foi pontuado anteriormente.
4- Capacidade de argumentação: Ambos os grupos apresentaram uma boa capacidade de argumentação, sendo que a equipe Fordista se utilizou de