REVISÃO CIÊNCIA POLITICA AV2
Formas Impuras: OLIGARQUIA: corrupção da aristocracia, DEMAGOGIA: corrupção da democracia, TIRANIA: corrupção da monarquia.
FORMAS DE ESTADO (de acordo com o modo pelo qual o Estado se estrutura): simples ou unitário – formado por um único Estado, existindo uma unidade do poder político interno, cujo exercício ocorre de forma centralizada; qualquer grau de descentralização depende da concordância do poder central - ex.: Brasil-Império, Itália, França e Portugal.
FORMAS DE GOVERNO (pelo modo de organização política do Estado):
Monarquia–governo de um só, caracteriza-se pela vitaliciedade, hereditariedade do Chefe de Estado; o monarca governa enquanto viver; a escolha é feita dentro da linha de sucessão dinástica, e o rei não tem responsabilidade política.
Absoluta – todo o poder está concentrado nas mãos de uma só pessoa, que o exerce de forma ilimitada, sem qualquer controle; possui poderes ilimitados tanto para fazer as leis como para aplicá-las.
Relativa- (limitada ou constitucional) – o poder do soberano é delimitado pela Constituição - ex.: Brasil-Império, Reino Unido da Grã Bretanha, Espanha e Japão.
República –caracteriza-se pela eletividade, temporariedade e responsabilidade do Chefe de Estado; são feitas eleições periódicas para a escolha deste, que deve prestar contas de seus atos para o povo que o elegeu ou para um órgão de representação popular.
SISTEMAS DE GOVERNO (pelo grau de relacionamento entre os Poderes Executivo e Legislativo):
- presidencialismo – o Executivo e o Legislativo são independentes.
- parlamentarismo – o Executivo e o Legislativo são interdependentes, chefia de Estado (é designada ao Presidente da República ou ao rei) e chefia de governo, é (atribuída ao Primeiro Ministro)
- diretorialismo – caracterizado pela concentração do poder político do Estado no Parlamento, sendo a função executiva exercida por pessoas