Revisão Bibliografica
G2
SIQUEIRA, Vivian Maria da Silva
ORIENTADOR: CAMELO, William Lopes
REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA
Práticas de governança corporativa nas empresas modernas.
Nelson (1999) apud Silva,2005,p.15. Define a governança corporativa como “um conjunto de ações dos administradores e acionistas com intuito de negociar e determinar como o valor da firma será distribuído”. Portanto é o princípio de decisões tomada por uma empresa, tendo por direito defender os interesses dos acionistas com relação as decisões tomadas pelos administradores assim como os interesses dos acionistas e credores, a fim de acrescentar valor as ações.
Segundo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa:
Governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longetividade.
Esse é o atual conceito de governança, divulgado pelo IBGC, após revisão no seguinte texto elaborado na sua fundação, em 1995:
Governança corporativa é o sistema que assegura aos sócios-proprietários o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva. A relação entre propriedade e gestão se dá através do conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal, instrumentos fundamentais para o exercício do controle. A boa governança corporativa garante equidade aos sócios, transparência e responsabilidade pelos resultados (accountability).
Em meados de 1980, o tema sobre governança corporativa se tornou importante ganhando forças em diversos países, não somente no meio acadêmico, mas em debates de