ATPS CONTABILIDADE 06 04 2015
Jaque precisa fazer introdução??
Lançamentos contábeis
As principais técnicas contábeis são: escrituração, demonstrações contábeis ou relatórios contábeis, auditoria e analise das demonstrações contábeis.
A escrituração contábil, é primeira técnica utilizada pelo profissional da contabilidade, trata-se dos lançamentos contábeis em livros destinados a essas operações. A escrituração deve ser feita de imediato e corretamente, independente das causas, e sempre pelo valor correto, lembrando que é obrigatória podendo inclusive gerar punições a quem deixe de aplicá-los, dessa forma podemos perceber a importância da escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da entidade.
Esse registro e chamado de lançamento, e é feito nos livros contábeis, portanto a escrituração também pode ser entendida como um conjunto de lançamentos.
A escrituração tem inicio na existência dos documentos, os elementos de comprovação dos fatos, seguido do registro propriamente dito.
Existem dois métodos de escrituração: o método das partidas simples, envolvendo controles individuais, conta a conta, sem relacioná-las entre si; ou o método das partidas dobradas, onde as contas possuem relacionamentos entre elas, é de longe o método mais usado na maioria das entidades.
Lançamentos contábeis são a forma com que a contabilidade usa para registrar fatos que afetam o patrimônio empresarial.
A estrutura do lançamento tem como base as partidas dobradas, segundo o qual todo debito corresponde a um credito de um mesmo valor, ou seja para cada credito haverá um debito ou vice e versa.
Exemplos
Uma conta a débito e uma conta a crédito: 1- Débito na conta “A” no valor de............100
Crédito na conta “B” no valor de.......................100
2- Uma conta a débito e duas contas a crédito: Débito na conta “A” no valor de..............100
Crédito na conta “B” no valor de.............70
(+) Crédito na conta “C” no valor de.......30