Revisao
Estudar motivação representa a busca de explicações para o próprio objeto da psicologia: o comportamento humano.
-Não é algo que pode ser diretamente observado, se da existência de motivação observando o comportamento.
-Comportamento motivado: se caracterizam pela energia relativamente nele dispendida e esta dirigida para um objetivo ou meta. Ex: um homem anda rapidamente pelas ruas em busca de uma farmácia, um jovem vai para a universidade para ser medico, etc.
-Motivo: condição interna que leva o indivíduo a persistir num comportamento orientado para um objeto, possibilitando a transformação ou permanência da situação. Ex: fome, sede, curiosidade e necessidade de realização.
-Incentivo: é um objeto, condição ou significação externa para o qual o comportamento se dirige.
*positivo: aquele na direção do qual o comportamento se dirige. Ex: alimento, dinheiro, sucesso.
*negativo: do qual o individuo procura afastar-se ou que é evitado. Ex: ferimento, isolamentos social.
-Impulso: É considerado a força que põe o organismo em movimento. Também é entendido como a consequência de uma necessidade. O impulso é a fonte de energia dos motivos de sobrevivência. Não da direção definida ao comportamento, é apenas seu ativador. A fome é um impulso, consequência da necessidade de alimento.
Motivos como a fome, a sede são considerados não aprendidos. Estão presentes no nascimento ou surgem por efeito da maturação. Os outros motivos são basicamente aprendidos.
Classificação dos motivos
- Motivos relacionados com: as necessidades fisiológicas ou sobrevivência; : a interação com outras pessoas ou motivos sociais;
: a competência ou o EU ou, simplesmente, motivos do eu.
(Nem sempre é possível estabelecer qual o motivo responsável por determinado comportamento).
MOTIVOS DE SOBREVIVÊNCIA
São os que se baseiam nas necessidades fisiológicas ou quaisquer condições que afetam diretamente a sobrevivência do individuo.
Cíclicos: se