revisao
História Econômica
As formas de produção e distribuição da riqueza social e as causas e consequências do crescimento econômico na história.
Especificamente, a História Econômica investiga questões como os tipos de bens e serviços produzidos. As formas de organizar e financiar a produção, o grau de eficiência dos métodos de produção, a relação entre os setores econômicos (agricultura, indústria, comércio e serviços), a forma com que a renda e a riqueza foram distribuídas, as relações entre grupos sociais e a economia, o papel do Estado, das leis, das ideias, o crescimento demográfico e a economia, o desenvolvimento tecnológico, descontinuidades e rupturas, na forma de crises e mudanças institucionais no sistema econômico.
História das Mentalidades
A história das Mentalidades busca estudar o que escapa inconscientemente do individuo, baseia-se seu estudo nocotidiano da sociedade. Ela procura saber o que foi pensado levando em consideração a ideologia do momento histórico.
A história das mentalidades pesquisa mais o espírito do que a matéria eestuda unindo o individual ao coletivo. Utilizam fontes históricas como documentos literários, artísticos e objetos de adorno. Não estuda apenas a alta sociedade mas sim toda a população da época , tantoricos como pobres , notando assim as diferenças socioeconômicas existentes no período estudado. Preocupa se em estudar os sentimentos.
A história das mentalidades não é descritiva, mas simproblematiza os acontecimentos sendo assim incapaz de ser cientifica.
Conceitos que achei um blog
Café História:
Em minha opinião, a História das Mentalidades é um campo histórico que traz a primeiro plano, para a análise do historiador, os modos de pensar e de sentir coletivos.Cumpre observar que, neste caso, este campo histórico investe no conceito de "mentalidades coletivas" - isto é, padrões de pensamento que seriam comuns