Revisao de correntes antropologicas
“O homem se difere dos animais pela racionalidade, mas somente pela razão?”
Escolas:
* Evolucionista: As diferenças das pessoas através do processo evolucionista (Darwin). Estava a serviço da politica!
* Culturalismo: Cada cultura é particular, não há uma cultura mais nem menos evoluída. Buscam uma lei em cada cultura. A psicanalise é a base para o Culturalismo.
* Funcionalismo: Parecida com a Sociologia, busca entender a função da cultura, o que esta por trás, por exemplo: a função da religião na sociedade.
* Estruturalismo: Levi Strauss – buscam uma lei universal para as culturas. Deve haver apenas um traço comum entre todas as culturas. Um exemplo: o incesto é proibido em todas as culturas (lei universal).
* Interpretativa: Considera todas as Escolas, mas nega que são absolutas. Ela faz um conceito semiótico da Cultura. Se aproxima muito mais da arte do que da ciência.
Por que a Antropologia é importante para a Comunicação?
* Exemplo: Estudo antropológico sobre a musica em certa região.
* É necessário saber com quem se está lidando, por isso há importância da Antropologia na Comunicação.
A Brecha Antropológica – temos um vazio dentro de nós, precisamos ser alguém. Diferente dos animais, não nascemos com uma função biologicamente predeterminada. O preenchimento desse vazio se dá pela Cultura. Exemplo: o Espiritismo dá uma razão para quem segue, para preencher o vazio é necessário Evoluir.
Determinismo
* Biológico – Justificou a Eugenia (prática de eliminar a outra cultura baseada no evolucionismo). Exemplo: Os negros se destacam em esportes de explosão física.
* Geográfico – Exemplo: Nos países mais quentes as pessoas são mais preguiçosas.
O que é Cultura?
Séc: XVII
* Palavra germânica: Kultur – Todos os aspectos espirituais de uma comunidade
* Palavra francesa: Civilization – Realizações materiais de um povo.