Relatorio reaçoes redox
As reações de oxidorredução (reações redox) são reações que ocorrem quando há transferência de elétrons entre os compostos envolvidos. Para que esta aconteça é necessário que uma das substâncias “ceda” elétrons, se oxidando, enquanto a outra “receberá” estes, se reduzindo. Em uma reação redox, o composto que perderá elétrons é denominado agente redutor, uma vez que proporciona a diminuição do nox do outro, já o agente oxidante é o que ocasiona o aumento do nox do primeiro composto.
Entendemos por número de oxidação (NOX), a carga que um átomo adquire quando participa de uma ligação e nos ajuda a entender como os elétrons estão distribuídos entre as espécies que participam de uma molécula de um composto iônico. As reações de oxidorredução são classificadas em dois tipos: espontâneas e não-espontâneas. As primeiras ocorrem naturalmente, enquanto as segundas necessitam de uma energia de ativação para que possam ocorrer. Entre metais, as reações de oxidorredução são muito freqüentes, sendo essenciais para a indústria, confecções de jóias, metabolismo, entre outros.
Objetivos * Observar, através de diferentes experimentos, o comportamento de reações de oxidorreduçao espontâneas.
Materiais
- Chapa de alumínio
- Soluçao de HgCl2 a 1 mol.L-1
- Soluçao de AlCl3
- Mercúrio metálico
- Béquer
- Tubos de ensaio
- Soluçao molar de acetato de chumbo
- Bastão de zinco
- Soluçao molar de sulfato de zinco
- Bastão de chumbo
-Pedaços de cobre, zinco e ferro
- Nitrato de zinco
- Sulfato de cobre
- Sulfato ferroso
- Soluçao de FeCl3, KBr e KI a 0,1 mol.L-1
- Hexano
- Soluçao de hexacianoferrato (III) de potássio
- Conta gotas
- Suporte para tubos de ensaio
- Esponja de aço
- Água destilada
- Papel higiênico
Metodos
Parte A: Estudo da interação entre os metais Al e Hg * Colocou-se uma gota de solução de HgCl2 (cloreto de mercúrio II) 1 mol.L-1 em uma chapa de alumínio previamente limpa. * Aguardou-se de 2 a 4 minutos, lavando