revisao bibliografica Servicos
Serviço são atividades intangíveis, e de maneira geral, satisfaz os anseios e gostos dos clientes. Cada cliente tem necessidades e/ou desejos específicos, e determinado serviço tem mais ou menos valor para cada indivíduo, variando de acordo com o pensamento de cada cliente. Segundo relatam os autores Hemzo apud Bo Edvardsson, Gustafsson, Roos:
Serviços são atividades econômicas que uma parte oferece a outra. Geralmente baseados no tempo, seu desempenho traz a seus destinatários os resultados desejados, objetos ou outros ativos pelo quais os compradores tem responsabilidade. Em troca de dinheiro, tempo e esforço, os consumidores de serviços espera receber o valor do acesso a bens, mão de obra, habilidades profissionais, instalações, redes e sistemas, mais eles não costumam deter a propriedade de qualquer um dos elementos físicos envolvidos. (HEMZO APUD BO EDVARDSSON, GUSTAFSSON, Roos 2011, p.21)
De acordo com Hemzo apud Bo Edvardsson, Gustafsson e Roos, os serviços são ações baseadas no tempo, que um indivíduo realiza a outro beneficiando ambos os lados e atendendo suas necessidades. Isto é, ações econômicas entre dois indivíduos, que implicam na troca de valores entre vendedor e comprador dentro de um mercado. As empresas vendem as soluções para os compradores que estão em busca de resultados.
Por outro lado Moraes, (2002, p.26) explica que:
Historicamente os serviços foram considerados como um tipo especial de produto, com a diferença que possuíam algumas características diferentes dos produtos físicos, e poderiam ser compreendidos a partir de suas características básicas; a intangibilidade, a simultaneidade entre a produção e o consumo, a perecibilidade e a variabilidade. (MORAES, 2002, p.26)
Moraes descreve que por um período os serviços eram conceituados como tipo de produto, porém com características diferentes, como por exemplo: produtos são tangíveis; podem ser percebidos, tocados e avaliados antes da compra, enquanto serviços são