ERP - Introdução
Revisão bibliográfica
Neste capitulo será feita uma breve revisão bibliográfica que servirá de fundamentação às definições apresentadas. Serão abordados aspectos relevantes sobre os sistemas integrados de gestão educacional, sua origem, mercado, modelos de negócio e fornecedores.
2.1.
Tipologia de sistemas de informação
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0125175/CA
2.1.1. Definições
Pelo ponto de vista de Lucas Jr. (1997), a informação pode ser definida como uma entidade tangível ou intangível que reduz a incerteza sobre algum estado ou evento. Os dados organizados de forma significativa (Turban e
Aronson, 1998) definem informação. De uma forma mais ampla, informação se refere ao produto do processamento que é significativamente organizado e é útil à pessoa que o recebe (Cushing e Rommey, 1994). Outra definição é apresentada por Edwards (1993), onde informação implica fatos reportados e organizados de forma útil.
Na grande maioria das definições, independentemente do aspecto da utilidade, podemos verificar a diferença temporal na instância do dado e da informação. Sendo assim, a instância do dado existe no determinado momento que antecede a instância da informação. Outro fato relevante é o consumo de tempo gasto na transformação de dado em informação.
Dando prosseguimento, serão reproduzidos conceitos e pensamentos de alguns autores sobre o assunto. O termo ‘sistema’ já traz dentro de si o conceito de conjunto, de processo, de grupo de elementos. Por conter uma noção que é mais ‘percebida’ do que ‘vista’, a sua definição é sempre um exercício de lógica, pois trata de examinar e verificar o raciocínio humano (Riccio, 1989).
Revisão bibliográfica
15
Sistema pode ser descrito como um conjunto de elementos agindo como uma única entidade, orientada a metas (Turban e Aronson, 1998).
O’Brien (1996) define sistemas de informação como sendo uma combinação organizada de pessoas, computadores, programas, redes de